Este fato histórico, não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
O período pós- independência, manteve no poder um portugues, filho do rei da ex metrópole do Brasil. Mais tarde,com o Golpe da Maioridade ,que coroou o filho brasileiro de D.Pedro I, o país continuou dominado por uma elite com grande laços portugueses. Assim, a independência política ocorreu de maneira "lenta, gradual e segura", não provocando revoluções que quebrassem a estrutura social ou que criassem uma forte identidade nacionalista no país.
Mesmo com o processo vago da independência nacional, houve benefícios relacionados à abertura comercial com outros países.O Brasil perdeu sua imagem de colônia para ser reconhecido como um país pelas outras nações.
Hoje, dia 7 de setembro comemoramos essa data tão polêmica com belos desfiles por todo país. Isso, contribui para enriquecer o nacionalismo dos cidadãos, principalmente das crianças. Mas é importante lembrar que para criar a identidade nacional é preciso mais que um dia festivo. Com um espírito de integração e o conhecimento dos direitos e do poder dos brasileiros, a população concerteza será crítica e participativa em relação aos problemas políticos, sociais e econômicos da nação.Um bom sistema de educação alcança essa maturidade, porém requer tempo e constância Assim, esse dia não será apenas um feriado para descansar, mas sim, um dia para refletir sobre a história brasileira.
Os brasileiros precisam valorizar o BRASIL!
Filosóficas vcs hein? Treinando para o ENEM? kkkkk
ResponderExcluirAna